Logo

Caracterização In-Vitro dos Efeitos da Aplicação dos Ácidos Hialurônico e Cítrico em Fibras Capilares e Estrato Córneo.


Author: Ana Lucia Tabarini Alves Pinheiro; Carla Monserrat Grecco Lopes; Nathana Cindy Barros Silva Ramos; Alzira Xavier Pinto Dini; Gustavo Henrique da Silva; Gabriela da Silva Leite; Adriano Pinheiro.

Published at: January 01, 2024

External link https://kosmoscience.com/pdf/caracterizacao-in-vitro-dos-efeitos-da-aplicacao-dos-acidos-hialuronico-e-citrico-em-fibras-capilares-e-estrato-corneo.pdf

Introdução Frequentes são os lançamentos de produtos cosméticos com nomenclatura ácido, utilizados tanto no tratamento dérmico quanto das fibras capilares. Visando promover a reparação hídrica e diminuição da porosidade dos fios pelo fechamento das camadas cuticulares, esses produtos têm invadido as prateleiras dos consumidores. O ácido hialurônico (AH), um polissacarídeo de estrutura tridimensional, é altamente hidrofílico formando ligações de hidrogênio com a água, criando uma rede tridimensional de hidrogel até 1000 vezes expandida. Isso devido aos grupos funcionais -COOH e OH, que dispõem alta quantidade de elétrons disponíveis para a formação de ligações [1]. O ácido cítrico (AC) possui grupos altamente doadores de elétrons (H+) que propiciam a troca de íons e interação de ligações com outras moléculas seja dentro de formulações ou a níveis teciduais [2]. O presente estudo analisou o comportamento das fibras capilares e o estrato córneo submetidos a aplicações de soluções de AH e AC, utilizando diferentes técnicas que avaliam propriedades da matriz interna da fibra capilar, além da avaliação de irritabilidade dérmica.