+55 019 3829-3482  |  +55 019 3829-0841
 Participantes  |  +55 019 4062-8689

30º Congresso da IFSCC, em Munique, com a apresentação de um trabalho oral
O encontro bienal é idealizado pela Federação Internacional de Sociedades de Químicos Cosméticos


30º Congresso da IFSCC, em Munique, com a apresentação de um trabalho oral
Postado por: Vânia Correa em 06 de Novembro de 2018

Entre os dias 18 e 21 de setembro, as gerentes dos departamentos de SKIN e SKINVITRO do Grupo Kosmoscience, Juliana Rodrigues e Samara Eberlin representaram a empresa em Munique, na Alemanha, diante das maiores indústrias de ativos e produtos acabados em cosméticos do mundo, durante o maior congresso do segmento: o 30º Congresso da IFSCC.

O encontro bienal é idealizado pela Federação Internacional de Sociedades de Químicos Cosméticos e reuniu durante quatro dias os principais palestrantes internacionais, além de profissionais do setor cosmético.

O Grupo Kosmoscience foi selecionado para apresentar um estudo que investigou a modulação de genes envolvidos com as alterações funcionais promovidas pela radiação infravermelha-A (IV-A) em explantes de pele humana, por meio da expressão gênica em larga escala, utilizando o sequenciamento de mRNA (RNA-seq - next generation sequencing).

Os resultados obtidos com a pesquisa revelaram dados importantes para melhor compreensão do impacto da radiação IV-A na pele, permitindo o desenvolvimento de métodos de avaliação mais robustos para mensurar a eficácia de ativos e produtos com ação fotoprotetora. Esse estudo contou com o apoio do Programa FAPESP – Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Programa PIPE).

Foram mais de 600 trabalhos submetidos à análise da comissão científica do congresso que avaliou entre outros critérios o ineditismo da pesquisa, os métodos utilizados e a relevância do tema.

Além dessa apresentação oral também foram apresentados por meio de exposição de pôsteres, outros estudos nos segmentos de pele e cabelo.

Apresentação Oral:

Título: Transcriptome (RNA-Seq) analysis of human skin exposed to infrared-A radiation: new targets for photodamage · Avaliação do impacto nocivo da radiação infravermelha-A na pele humana abordando aspectos estéticos e patológicos do envelhecimento cutâneo.

Apresentação de Pôster:

Título: Proteomic profile of human scalp exposed to UV radiation: The impact of solar exposition on hair health

· Avaliação do impacto nocivo da radiação UV no desenvolvimento capilar

Título: Pre-clinical and Clinical evaluation of antiaging properties of a dermocosmetic formulation

· Estudo demonstrando as propriedades anti-envelhecimento de uma formulação cosmética em modelo in vitro de cultura de fibroblastos humanos

Título: Effects of a cosmetic formulation containing nanoencapsulated glycolic acid on protection and restoration of extracellular matrix in human fibroblasts, keratinocytes and skin explant

· Estudo demonstrando as propriedades anti-envelhecimento de uma formulação cosmética utilizando um modelo experimental de pele humana ex vivo

Título: Evaluation of human scalp permeation of hair care products using fluorescence technique

· Estudo demonstrando a permeação folicular de produtos capilares utilizando um modelo experimental de pele humana ex vivo proveniente de ritidoplastia.

Título: Preclinical evaluation of an antiaging cosmetic in the prevention of glycation and lipid peroxidation

· Estudo demonstrando as propriedades antioxidantes e antiglicantes de uma formulação cosmética utilizando um modelo in vitro de cultura de queratinócitos humanos.

Título: Assessement of the stratum corneum changes after the incidence of infrared radiation by Attenuated Total Reflectance – Fourier Transform Infrared (ATR/FTIR) spectroscopy

· Avaliação das alterações do estrato córneo após a incidência de radiação infravermelha utilizando espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier com Reflectância Total Atenuada (ATR / FTIR)